Como funciona a cola UV para vidros?

 

 

Na indústria vidreira, é muito comum a utilização dos silicones para a fixação de peças de vidro. De fato, é um produto muito eficaz, mas pode não ser um material interessante para trabalhos que requeiram uma estética leve e polida, já que não apresentam boa transparência. Por outro lado, as colas UV oferecem esse benefício, são praticamente invisíveis e extremamente resistentes.

 

Como a colagem do vidro é feita com a cola UV?

Depois da aplicação da cola, as peças de vidro são expostas à luz de uma lâmpada UV por alguns minutos, já que a cura do material só ocorre a partir da radiação ultravioleta. Em geral, é realizado o cálculo de um minuto por milímetro de espessura, ou seja, se a peça que for utilizar possui 10 mm, é necessária a incidência da luz UV por 10 minutos para obter uma fixação perfeita. 

 

Quais cuidados devo ter ao utilizar a cola UV para vidros?

Primeiramente, antes mesmo da aplicação da cola, é necessário se atentar para as medidas e lapidação das peças, que devem ser de primeira qualidade; a superfície dos vidros deve ser totalmente lisa e as medições precisam ser exatas, pois qualquer imperfeição pode formar sulcos que impedem a fixação da cola na superfície do vidro. É recomendável que o vidro tenha pelo menos 8 mm de espessura para a fixação ser eficaz.

Depois disso, para remover qualquer sujeira ou resquício, é importante fazer a higienização das peças com álcool isopropílico e um pano de não solte fiapos, como o pano de microfibra. Vale lembrar que durante o uso da lâmpada UV para a secagem da cola, o responsável pelo procedimento deve utilizar óculos de segurança com proteção UV.

A Cola UV Ultraglass, lançada com exclusividade no Brasil, é uma cola de última geração e de procedência européia. Fabricada com a mais alta tecnologia e seguindo rígidos padrões de segurança da CE (Comunidade Europeia), foi desenvolvida para uma colagem de máxima qualidade, segurança e total transparência A Glassparts tem a Cola UV Ultraglass disponível para venda em embalagens de 20g e 50g. 

 

Veja algumas vantagens do uso da Cola UV Ultraglass:

  • Colagem vidro/vidro e vidro/metal
  • Alta resistência e transparência
  • Livre de solventes
  • Curagem da cola em poucos minutos
  • Permite o ajuste de irregularidades antes da exposição aos raios UV

 

Algumas aplicações da cola UV para vidros:

É muito utilizada em móveis de vidro, como mesas e aparadores, pois oferece segurança e reduz o uso de ferragens e a necessidade de furos para a fixação dos objetos. Seu uso também é muito comum em peças de decoração, troféus, objetos artísticos, vitrines e expositores de lojas, como joalherias.

 

Leia também:

 

A Glassparts é uma empresa especializada na indústria vidreira e tem o objetivo de atender os clientes no menor espaço de tempo; para isso, sempre mantém estoques com os produtos de maior procura. Acompanhe o blog para aprender mais sobre a indústria e sobre os nossos produtos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
GlassParts
Precisa de ajuda?