Quais são os modelos de ventosas manuais para vidro?

 

As ventosas são equipamentos muito utilizados na construção civil, em especial na indústria vidreira. São ferramentas de trabalho importantes para a segurança do vidraceiro na hora de transportar e/ou instalar o vidro e ajudam a evitar acidentes de trabalho causados pelo deslize das chapas, por exemplo. 

Um fator que deve ser levado em conta é a capacidade de peso que a ventosa aguenta, já que existem modelos apropriados de acordo com o peso e tipo de vidro. É sempre importante escolher equipamentos de alta qualidade para facilitar e garantir a segurança durante o serviço do vidraceiro, pois apesar da resistência e durabilidade do vidro, ele também é um material delicado que não pode sofrer grandes impactos frequentemente.

Atualmente, o método mais utilizado para movimentação do vidro é pela aderência das ventosas ao vidro na vertical ou na horizontal, feita a vácuo por meio da sucção de contato. As ventosas mais comuns no ramo são as manuais, que têm a capacidade de suportar de 20 a 120 kg; fabricadas em metal, plástico sólido ou alumínio, a ventosa possui pontos de sucção de borracha que são acionados ou liberados através de uma botoeira.

Veja a seguir os modelos de ventosas utilizadas no setor vidreiro:

Ventosa simples

Utilizada em vidros menores, a ventosa simples suporta até 50 kg e possui somente um ponto de sucção

 

Ventosa Dupla

 

A ventosa dupla tem carga máxima de até 80 kg e são mais utilizadas no dia-a-dia das instalações pela forma como se adaptam à mão do profissional. Tanto nas ventosas duplas quanto nas ventosas triplas existe uma subcategoria de ventosas com ajuste, que facilitam o manuseio do vidro em diferentes posições, veja o exemplo abaixo:

 

Ventosa Tripla

Possui 3 pontos de sucção e tem carga máxima de 120 kg. Como não são tão anatômicas como as ventosas duplas, costumam ser mais utilizadas durante o transporte do vidro pelo vidraceiro.

É importante que as chapas de vidro sejam previamente higienizadas para a sucção efetiva das ventosas, depois do uso, é recomendável que elas sejam limpas e guardadas após o uso para não gerar deformidades que prejudiquem sua função.

A Glassparts trabalha com diversos modelos de ventosas, assim como peças de manutenção das mesmas. Acompanhe o nosso blog para entender mais sobre outros produtos e ficar por dentro das dicas para o profissional vidraceiro.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
GlassParts
Precisa de ajuda?